4 de setembro de 2008

O programa para este ano já está ON!

Mapa ON Fusion Art 2008
  Pode clicar na ilustração para ver o mapa em maior dimensão

O ON é já na próxima semana e finalmente estamos em condições de divulgar a programação final para a 2ª edição deste evento.

Assim, como há 2 anos, teremos basicamente exposições, criação de arte ao vivo e animação de rua e em palco, numa série de espaços distribuídos pela Zona Velha do Funchal, nomeadamente no Jardim do Almirante Reis, Rua de Santa Maria, Largo do Corpo Santo e dentro e à volta do Hotel Porto Santa Maria.

light house
  Além de espaço de exposição, este ano terá animação ao vivo concebida pela ‘Usina d’Inventos’, complementada por um pequeno bar temático.

Assim na 6ª feira 12/9, teremos Sunset on Step #1 pelo ‘DJ Yvenz L’ (18:00-20:00) e Vespas@On com o ‘DJ Sex Wax’ e ‘VJ Jerome’ (22:00-24:00).

No Sábado, Sunset on Step #2 pelo ‘DJ Hell Mariachi’ (18:00-22:00) e Drum on com os ‘DJ Octopussy Crew’ e ‘VJ No Name Video’ (22:00-24:00).

Finalmente, no Domingo a festa na light house será non stop com a Party ON dinamizada pelos ‘All Star DJs’ e ‘City Color’.
 
feira
  Ao longo da via principal do Jardim do Almirante Reis estarão presentes nos 3 dias, bancas da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal (livros, postais e compotas), Grande Bijutaria, Livraria Sétima Dimensão (banda desenhada), Marcar e Sneakers Delight. E...
 
escultura
  Na zona mais oriental do Jardim do Almirante Reis, junto ao Hotel Porto Santa Maria, fica o espaço onde alguns escultores realizarão os seus trabalhos ao vivo. Estas obras serão leiloadas no jantar de Domingo.
 
fórum FNAC
  No final da Rua D. Carlos I, estará montado o palco, tendo a FNAC organizado o seguinte programa de animação:

6ª feira, 12/9, teremos a Estudantina (20:00), a Banda d’Além (21:00) e a Black Dog Blues Band a fechar o dia (22:30).

No Sábado, actuam a ‘Orquestra de Bandolins da Madeira’ (20:00), os ‘Aboutowake’ (21:30) seguindo-se ‘Conversas de Café’ (22:30).

No último dia, sobem ao palco os ‘Acústico Bossa Folk’ (20:00) e os ‘Engenho Channel’ (21:45)encerram o ON em palco.
 
old town gallery
  Este espaço será reservado a uma exposição de pintura e uma das 4 instalações que o grupo ‘Dançando com a Diferença’ apresentará no ON.
 
hotel porto santa maria
  No átrio principal do hotel estará patente uma exposição de fotografia. No piso inferior ‘Dançando com a Diferença’ apresenta mais duas das suas instalações.

Será também aqui, no jardim do hotel, que se realizará o jantar-leilão de encerramento do ON, no Domingo. Serão leiloadas as obras realizadas ao vivo nos dias anteriores, revertendo as receitas (incluindo as resultantes do restante programa de actividades e exposições) a duas obras de solidariedade social - a Associação de Paralisia Cerebral da Madeira e o Centro de Acolhimento de São Tiago.
 
deep house
  Esta casa ‘cresceu’ desde há dois anos, ganhando um ‘novo’ quarto e um espaço ao ar livre nas suas traseiras.

Aqui poderão encontrar instalações de design, video e fotografia, bem como pintura ao vivo e mais um dos trabalhos dos ‘Dançando com a Diferença’. Para animar os visitantes, de Câmara de Lobos vem o ‘Number 2’ mexer poncha para refrescar o ambiente.

Mas também teremos música, com Maggiore, Nuno Filipe e Maude na 6ª feira (21:30) e ‘Uppercuts’ de Jaime Camacho no Sábado (22:00).

Domingo, entre as 18:00 e as 18:30, decorrerá o Workshop DJ pelos ‘Duo’ (DJ AlexG e DJ MeuSer). Logo a seguir junta-se-lhes o VJ Gogo para a ‘DJ’VJ Alive Exhibition’ (18:30-19:30).
 
pintura
  No Largo do Corpo Santo estarão os artistas que vão dar côr às telas ao vivo. Estes trabalhos serão leiloados no jantar de encerramento do ON.
 
rádio TSF
  A TSF também estará presente junto aos pintores, informando ao vivo sobre o que se irá passando ao longo do ON.

Mas como a Zona Velha não é feita só de casas, as suas ruas pitorescas, entre os espaços acima descritos, serão preenchidas espontaneamente por actividades circenses (jesters) trazidas pelo Teatral de S. Gonçalo, pelo Teatro Amador do Livramento e pela Associação Sorriso do Atlântico, intercaladas com espectáculos de dança e capoeira.

Além da animação do palco a FNAC também se associa ao ON com a realização de um concurso de fotografia (regulamento e mais informações noutro artigo, a publicar).

Este ano ainda se juntam ao ON mais dois espaços emblemáticos desta zona:
O ‘Museu da Electricidade - Casa da Luz’, onde decorre a Madeira International Art Bienal e que durante o período do ON se manterá aberta até às 21:00 (entrada gratuíta);
Também o ‘Madeira Story Centre’ se associa à nossa festa, prolongando a sua abertura até às 21:30 e concedendo um desconto de 50% nos bilhetes a partir das 18:00, durante o ON.

Para finalizar, aqui vai uma relação dos artistas que já temos confirmados para as exposições e as realizações ao vivo:

ao vivo e a cores com pintura, escultura, retrato, banda desenhada...

  David de Almeida, Joana Rêgo, Isaque Pinheiro, Paulo Neves, António Quintas, António Gonçalves, António Faria, Rute Rosas, Ricardo Veloza, Sílvio Cró, Martim Veloza, Emanuel Aguiar, Roberto Macedo Alves, João Baptista, Luísa Spínola, Gil Nuno, Jorge Rosa, José Carlos Silva, Gonçalo Martins, Joaquim da Luz, Marco Freitas, Ana Jardim, Daniel Henriques, Diana Henriques...

exposições: design, fotografia, multimédia...

  Projecto ‘Dançando com a Diferença’, Alma Mollemans, Moema Quintas, Judite Freitas, João Pestana, Virgílio Silva, Emanuel Rocha, Rodolfo Gouveia, Valério Andrade, Rubina Santos, Gogo Image, Roberto Correia, Ricardo Mendes, João Francisco Camacho, Sofia Menezes, Roque Luís, Nélia Susana...


Bom, se tudo isto não vos trouxer à Zona Velha, só mesmo os U2 :o)