22 de agosto de 2006

Apresentação: a prata da casa

Evidenciar os valores residentes em Porto Bay nas diferentes áreas artísticas foi um desejo expresso desde o início da concepção deste evento pelo Presidente do Conselho de Admnistração do grupo — Dr. António Trindade. Porque é importante, para além do desempenho profissional quotidiano, motivar o desenvolvimento de outros talentos que enriqueçam a empresa e os seus recursos humanos.

Da vasta equipa que contribui para a concretização destes valores no dia-a-dia, foram escolhidos os seguintes nomes:

José Carlos Silva (pintura)
Magma de José Carlos Silva Pode dizer-se que a pintura é um passatempo saudável, uma vez que foi a actividade que este engenheiro civil de formação e profissão escolheu há um par de anos como forma de relaxamento e abstracção após mais uma tentativa para deixar de fumar. Esta resultou.
Administrador no grupo Porto Bay, aos 41 anos realiza a sua 1ª exposição, intitulada “Corpo, Alma e Matéria”, constituída por uma amostra representativa do trabalho que foi fazendo entretanto. Da primeira fase as telas transmitem alguma melancolia, talvez decorrente do stress pós-tabágico, que nas fases posteriores deu lugar às formas sensuais do corpo feminino e à exploração de diversas texturas e materiais, muitos provenientes da sua vida profissional, não sendo rara a utilização de areias, gessos, cola de madeira, fibras, redes, etc.


Rodolfo Gouveia (fotografia)
Com apenas 30 anos, alguns dos quais vividos trabalhando no “The Cliff Bay”, este jovem dinâmico apaixonou-se pela fotografia com o aparecimento dos primeiros equipamentos digitais. O bichinho foi crescendo e o estudo de detalhes e a exploração de enquadramentos pouco comuns levou-o mais recentemente a dedicar-se à vertente de macros.
O tempo livre que ainda lhe resta dedica-o ao fórum de fotografia Take Digital, do qual é um dos membros mais activos e reúne um grande número de fotógrafos amadores madeirenses.
Machico de Rodolfo Gouveia

blog: rodinet.blogspot.com


Roque Luís (artesanato)
Presépio de serapilheira de Roque Luís
A trabalhar no Porto Santa Maria desde a sua abertura no Inverno de 2000, pode-se considerar este hábil artesão o representante deste grupo na Zona Velha.
Actualmente tem trabalhos em serapilheira e barro expostos na galeria da Quinta da Palmeira. É participante regular na exposição de presépios da Direcção Regional de Turismo e um dos madeirenses que preserva a tradição de montar anualmente um presépio de grandes dimensões utilizando peças em serapilheira como as que se ilustram acima, e que já mereceu por diversas vezes a atenção da televisão regional.


Rubina Santos (design)
Charolas na IN Porto Bay no. 2 de Rubina Santos
Sete anos de experiência num atelier de design em Lisboa permitiram-lhe desenvolver competências nas áreas de design de ambientes e comunicação.
Aos 29 anos regressa à Madeira, ingressando no final de 2005 no grupo Porto Bay como designer, fazendo-se notar de imediato o seu cunho pessoal e sentido artístico nos mais diversos materiais e suportes de comunicação visual que tem vindo a produzir desde então.
No ON abraçou a realização de todo o design do evento e as instalações de design que aí decorrerão.


Virgílio Silva (fotografia)
Cascata entre de Virgílio Silva Nascido em Cascais há 41 anos, mudou-se para esta ilha há oito anos, onde sempre se sentiu em casa. No grupo Porto Bay desde 2000, passou a integrar a sua equipa de marketing há um par de anos.
Recorre à fotografia para complementar duas actividades que lhe são muito caras: a divulgação do arquipélago da Madeira no seu melhor, percorrendo-o em busca de recantos que ainda não foram tocados pelo alcatrão, e a participação em actividades de preservação e recuperação ambiental.
Para isso, participa activamente no clube da casa — DisPorto Bay, que se dedica à realização de actividades culturais e de lazer para todo o pessoal do grupo — e na Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, sendo também responsável pela edição dos blogs de ambos.

blogs: disportobay.blogspot.com e bisbis.blogspot.com